
O projeto da lei orçamentária de 2022, enviado hoje (31) ao Congresso Nacional, prevê salário mínimo de R$ 1.169. Significa R$ 22 a mais que o valor de R$ 1.147 aprovado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A alta da inflação foi apontada como motivação para a elevação do valor previsto. Está previsto na Constituição Federal a manutenção do poder de compra do salário mínimo.
O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano corrente é o parâmetro usado para corrigir o salário mínimo do Orçamento seguinte. Com a alta de itens básicos, como alimentos, combustíveis e energia, a previsão para o INPC em 2021 saltou de 4,3% para 6,2%.
Caso a inflação supere a previsão até o fim do ano, o valor do salário mínimo pode ficar ainda maior.
Quase igual
O projeto do Orçamento para o ano que vem teve poucas alterações em relação às estimativas de crescimento econômico, na comparação com os parâmetros da LDO. A projeção de crescimento do PIB passou de 2,5% para 2,51% no ano que vem.
Para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), usado como índice oficial de inflação, a expectativa foi mantida em 3,5% para o próximo ano.
Outros parâmetros foram revisados. Por causa das altas recentes da Selic (juros básicos da economia), a proposta do Orçamento prevê que a taxa encerrará 2022 em 6,63% ao ano, contra projeção de 4,74% ao ano que constava na LDO. A previsão para o dólar médio foi mantida em R$ 5,15.