Rádio ao vivo
Primeira Página

Orçamento de 2022 prevê salário mínimo de R$ 1.169

Redação PP
2 min de leitura
dinheiro
Nova proposta do orçamento aumenta salário mínimo em 22 reais

O projeto da lei orçamentária de 2022, enviado hoje (31) ao Congresso Nacional, prevê salário mínimo de R$ 1.169. Significa R$ 22 a mais que o valor de R$ 1.147 aprovado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

A alta da inflação foi apontada como motivação para a elevação do valor previsto. Está previsto na Constituição Federal a manutenção do poder de compra do salário mínimo.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano corrente é o parâmetro usado para corrigir o salário mínimo do Orçamento seguinte. Com a alta de itens básicos, como alimentos, combustíveis e energia, a previsão para o INPC em 2021 saltou de 4,3% para 6,2%.

Caso a inflação supere a previsão até o fim do ano, o valor do salário mínimo pode ficar ainda maior.

Quase igual

O projeto do Orçamento para o ano que vem teve poucas alterações em relação às estimativas de crescimento econômico, na comparação com os parâmetros da LDO. A projeção de crescimento do PIB passou de 2,5% para 2,51% no ano que vem.

Para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), usado como índice oficial de inflação, a expectativa foi mantida em 3,5% para o próximo ano.

Outros parâmetros foram revisados. Por causa das altas recentes da Selic (juros básicos da economia), a proposta do Orçamento prevê que a taxa encerrará 2022 em 6,63% ao ano, contra projeção de 4,74% ao ano que constava na LDO. A previsão para o dólar médio foi mantida em R$ 5,15.

Leia também em Economia!

Governo discute fim da 'taxa das blusinhas'; entenda

Economia

Governo discute fim da 'taxa das blusinhas'; entenda

O governo estuda o fim da 'taxa das blusinhas', aprovada pelo Congresso Nacional em 2024 para a cobrança de 20% em imposto para compras internacionais de R$ 250 ou U$$ 50 dólares. A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante entrevista do ministro ao programa 'Bom Dia, Ministro' desta quarta-feira (6).

Entre em contato com nossa redação por whatsapp

Canal aberto MT: (65) 99971-8557

Canal aberto MS: (67) 99850-9706