Rádio ao vivo
Primeira Página

Salário mínimo em 2026 pode aumentar para R$ 1.630

O projeto também apresenta estimativas para os anos subsequentes: R$ 1.724 em 2027, R$ 1.823 em 2028 e R$ 1.925 em 2029.

Foto de Ana Adélia Jácomo
Ana Adélia Jácomo
2 min de leitura

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026, encaminhado nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional, estabelece uma projeção para o salário mínimo de R$ 1.630.

Esse valor representa um aumento nominal de 7,37% em relação ao patamar atual de R$ 1.518.

Dinheiro e carteira do trabalho

O reajuste proposto considera uma estimativa de 4,76% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados em novembro, acrescido de um limite de crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação, conforme as diretrizes do novo arcabouço fiscal.

O projeto também apresenta estimativas para os anos subsequentes: R$ 1.724 em 2027, R$ 1.823 em 2028 e R$ 1.925 em 2029.

O governo ressalta que essas projeções são preliminares e poderão ser revisadas nos PLDOs dos próximos anos.

Em 2023, o salário mínimo voltou a ser corrigido com base na variação do INPC do ano anterior, somada ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes – fórmula que vigorou entre 2006 e 2019. Por essa regra, o aumento real do salário mínimo seria de 3,4% acima do INPC.

No entanto, um pacote de medidas de controle de gastos implementado no ano passado integrou o salário mínimo aos limites estabelecidos pelo arcabouço fiscal, que prevê um crescimento real das despesas entre 0,6% e 2,5%.

Essa inclusão gerou uma limitação que reduziu o potencial crescimento real do mínimo de 3,4% para o teto de 2,5%.

De acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo acarreta um impacto de aproximadamente R$ 400 milhões no Orçamento da União.

Isso se deve à vinculação de diversos benefícios sociais à variação do mínimo, como os da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Especificamente na Previdência Social, a projeção considera um aumento de R$ 115,3 bilhões nas despesas e um incremento de R$ 71,2 bilhões na arrecadação.

Leia também em Economia!

Governo discute fim da 'taxa das blusinhas'; entenda

Economia

Governo discute fim da 'taxa das blusinhas'; entenda

O governo estuda o fim da 'taxa das blusinhas', aprovada pelo Congresso Nacional em 2024 para a cobrança de 20% em imposto para compras internacionais de R$ 250 ou U$$ 50 dólares. A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante entrevista do ministro ao programa 'Bom Dia, Ministro' desta quarta-feira (6).

Entre em contato com nossa redação por whatsapp

Canal aberto MT: (65) 99971-8557

Canal aberto MS: (67) 99850-9706